terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um petisco... crocante...

Ter um blog de culinária para mim está a ser uma experiência fantástica...
Nada é como antes... ;) e ainda bem...
Sem dúvida aprendemos coisas novas... descobrimos novos horizontes... e experimentamos coisas que nunca imaginaríamos que ficassem a fazer parte do nosso dia a dia...
E a juntar a tudo isso... criam-se "amizades virtuais" fantásticas... muitas delas que eu gostaria de passar para a realidade... ;)
Tudo gira em função da comida e da amizade... ou não fosse esta última uma desculpa perfeita para experimentar coisas novas...
Movemos tudo o que está à nossa volta para conseguirmos uma partilha perfeita que nos deixa com um sorriso de orelha a orelha...
Isto tudo para contar que um destes dias estava eu nas minhas lides de 12 rodas quando gentilmente mandei a minha cara metade dar uma volta... heheheh....
Ele lá foi... contente claro... explorar novas amizades...
Quando voltou... trouxe novidades para mim...;)
Enquanto falava com um colega camionista espanhol  que estava a fazer o almoço, que por sinal tinha muito bom aspecto...a minha cara metade estava atento... por um lado ouvia o colega e por outro registava mentalmente a receita...." A Susana vai adorar este petisco..." pensou ele...
Eu de tanto ouvir a cara metade falar... tinha que as experimentar... e claro superar-las... 
E assim nascem estas deliciosas Beringelas crocantes e aromáticas com molho de iogurte e menta... num fim de semana em boa companhia... onde a tradição se cumpriu...



Ingredientes:
1 beringela
farinha maizena q.b.
sal q.b.
pimenta preta q.b.
ervas aromáticas
tomilho
aneto
basilico
azeite q.b.



Para o molho:
1 iogurte grego
1 colher de sopa de azeite
5 folhas de menta
2 dentes de alho
pimenta preta moída
sal
um pedacinho de alho françês
um pedacinho de pimento vermelho



Preparação:
Cortar a beringela em fatias bem finas.
Num recipiente colocar a farinha, o sal, a pimenta moída, as ervas aromáticas, o tomilho, o aneto e o basílico. Agitar.
Passar cada rodela de beringela pela mistura de farinha e reservar.
Aquecer uma sertã com azeite. Quando estiver bem quente fritar as rodelas de ambos os lados e colocar-las sobre papel absorvente. Reservar.
Para o molho, misturar o iogurte com o alho finamente picado.
Juntar o azeite e temperar com sal e pimenta moída.
Incorpore a menta finamente picada, um bocadinho de pimento vermelho picado e um bocadinho de alho francês às rodelas.
Guardar no frigorífico até servir.


Resultou num petisco delicioso... E o molho... perfeito... com um aroma inconfundível...
Claro que a cara metade adorou... e isso deixou-me com um sorriso... de orelha a orelha...
Afinal... se sua majestade gosta... significa alguma coisa...
A receita do molho foi ligeiramente modificada de uma do livro "Saturday night cooking, 80 recettes pour faims de week-end" da Aubanel. Um livro cheiinho de coisas fantásticas.
A farinha que tinha por aqui era a maizena e depois de ver as instruções na embalagem, decidi experimentar... acabando por lhe dar uma aroma diferente com as especiarias... gostei bastante...
Resta agradecer ao meu espião... pela boa receita... pelo carinho... e toda a paciência...
Espero que gostem da sugestão de hoje...
Um grande abraço nosso e até à volta...

13 comentários:

Anita disse...

Adoro beringelas, por isso todas as receitas são benvindas! ESte molho para acompanhar deve ser uma delícia!! beijinhos

Dulce Caldeira disse...

Olá Susana, está mais que provado que a troca de saberes e sabores nos enriquece, gostei de te ouvir, achei engraçado;)
Que rico petisco!
Beijinhos, continuação de boa viagem.

São Ribeiro disse...

Adorei a sugestão,o molho deve ser divino.
Uma delicia de petisco.
bjs

M. disse...

Que bonitas fatias estaladiças!!! Com o molho, deve dar uma entrada deliciosa!
Beijinhos, boa semana!

Rosita Vargas disse...

Qué aspecto luce delicioso me encantan las berenjenas,abrazos y abrazos.

Unknown disse...

eh eh não sou o maior apaixonado por beringelas mas gostei muito mesmo desta tua proposta. tenho que experimentar.
Beijinhos

pedra de sal disse...

Aí o que e adoro beringela frita! Estou a babar!

Unknown disse...

Gosto tanto tanto de beringela e esse molhinho fica-lhe mesmo bem.
Gostei tanto que fico a seguir-te.
Bjs
rosario
http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.com

Alice disse...

Olá Susana:)
Concordo, ter um blogue de culinária é uma experiência maravilhosa!
Principalmente porque me farto de aprender e descubro receitas deliciosas como este petisco, que adorei! Tenho que experimentar!!
Beijinhos:)

edinha disse...

Bem apetitoso :)

Xana Bértolo disse...

Bem original esta sugestão :) Parece-me mtooo bom!!
beijinhos

Andréa Santana disse...

Querida Susana,
eu amo esse mundo dos blogs aprendo muitoooo!
Sua receita ficou maravilhosa, imagino o sabor, hummmm!

Beijinhos ♥

O que é que se come aqui? disse...

Um petisco muito apelativo!