sábado, 12 de fevereiro de 2011

Bolo de bolacha

Dos meus tempos de adolescente guardo um caderninho de receitas que fui completando ao longo dos anos.
Claro que nessa altura não achava que fosse importante anotar a fonte... Estava redondamente enganada...
O resultado é um sem fim de receitas maravilhosas de muitas revistas onde recortava a
fotografia, porque já nessa altura achava que os olhos também comem....e anotava os ingredientes e a preparação...
Uma das coisas que mais gosto me dá é mimar a minha cara metade...
Ele adora Bolo de bolacha...por isso num dia que mais parecia de inverno pus mãos à
obra...
E foi precisamente nesse caderninho que encontrei esta deliciosa receita....


Ingredientes:

350 g de bolachas tipo maria
2 dl de café pronto e 2 colheres de sopa de açúcar
100g de miolo de amêndoa moído

Creme:
250g de manteiga
190 g de açúcar em pó peneirado
1 colher de chá de sumo de limão

Decoração:
Doce de ovos de compra, miolo de amêndoa e raspas de chocolate branco
Para o creme, bata a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar em pó.
Auxilie-se de uma batedeira para obter um creme fofo.
Por fim, junte o sumo do limão.
Passe oito bolachas pelo café e coloque-as num prato em forma de flor.
Barre com um pouco do creme anterior, com a ajuda de uma espátula, e vá formando camadas.
Repita a operação até esgotar os ingredientes.
Sirva o bolo frio decorado com o doce de ovos e polvilhado com o miolo da amêndoa e raspas de chocolate branco....
Como éramos só nós dois reduzi os ingredientes para metade...
Resultou um mini bolo de bolacha...
Um grande abraço e até breve...

4 comentários:

Gisela disse...

Muitos parabéns pelo blog, e muito obrigada pela visita ao Pão e Beldroegas
Que maravilha de bolo
Um beijinho

Susana Antunes disse...

Querida Gisela...
Obrigado pelo carinho e pela visita...
A ilusão do início do blog tem destas coisas...
Beijinhos...

Bauhinia disse...

Olá!

Obrigado pela tua dica, e pela visita ao meu blog :)

Vejo que o teu blog, é ainda uma criança :) mas pelo que já apresentaste por aqui, este blog promete!

Um beijinho e bons cozinhados

Susana Antunes disse...

Querida Bauhinia...
Obrigado pela visita...
Este ainda é um bebé...
Se promete não sei... mas que tenho muita vontade de partilhar lá isso tenho...
Beijinhos...